Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Globalização

GLOBALIZAÇÃO


É o estágio atual da expansão capitalista, marcado pela grande integração e interdependência entre as pessoas, empresas e outras organizações do mundo, e ao mesmo tempo, pela crescente aceleração dos fluxos de capitais, mercadorias, informações e também de pessoas. É a chamada de “terceira revolução tecnológica” (processamento, difusão e transmissão de informações) e acredita-se que a globalização define uma nova era da história humana.
Os países cada vez estão mais dependentes uns dos outros e já não há possibilidade de se isolarem ou remeterem-se no seu ninho, pois ninguém é imune a estes contágios da globalização.

CARACTERÍSTICAS:

As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal, entre outros.

FASES DA GLOBALIZAÇÃO:

1- Existe, como em quase tudo que se diz respeito da historia, uma grande controvérsia em estabelecer-se uma periodização para estes cinco séculos de integração econômica e cultural, que podemos chamar de globalização, iniciados pela descoberta de uma nova rota marítima para as Índias e pelas terras do Novo Mundo.

2- Assim podemos definir as seguintes etapas: primeira fase da globalização, ou primeira globalização, dominada pela expansão mercantilista de 1450 a 1850 da economia-mundo européia; a segunda fase, ou segunda globalização, que vai de 1850 a 1950 caracterizadas pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e, por última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente.

3- As mudanças nos meios de comunicações e transportes no processo de globalização: Enquanto que no passado os instrumentos da integração foram à caravela, o barco à vela, e o trem, seguidos do telégrafo e do telefone, a globalização recente se faz pelos satélites e pelos computadores ligados na Internet. Se antes ela martirizou africanos e indígenas e explorou a classe operaria fabril, hoje utiliza-se do satélite, do robô e da informática, abandonando a antiga dependência do braço em favor do cérebro, elevando o padrão de vida para patamares de saúde, educação e cultura até então desconhecidos pela humanidade.

4- O papel das comunicações e dos transportes no mundo: Os avanços técnico-científicos (informática, cabos de fibra ótica, telecomunicações, química fina, robótica, biotecnologia e outros) e a difusão de rede de informação reforçaram e facilitaram o processo de globalização. Estabeleceram um intercambio acelerado (reduzindo o espaço e o tempo), não só na esfera econômica (mercados, tecnologia de produção), mas atingindo também, os hábitos, padrões culturais e de consumo.

5- Relação entre globalização, desenvolvimento industrial e desemprego: A classe trabalhadora, debilitada por causa do desemprego, resultante do maciço investimento tecnológico, ou está jogada no desamparo, ou foi absorvida pelo setor de serviços, uma economia fluida e que não permite a formação de uma consciência de classe. No momento presente, inexistem abordagens racionais e projetos alternativos para as misérias sociais, o que alimenta irracionalismos à solta.

6- Relação entre globalização e meio ambiente: O ritmo da natureza é diferente do ritmo da sociedade moderna, sendo a primeira mais lenta. Em alguns lugares do planeta já faltam recursos naturais como a água potável. A escassez de petróleo já é uma preocupação para o futuro já que é a principal fonte de energia utilizada no mundo. São mais pessoas consumindo, gerando mais lixo, mais poluição contribuindo assim para a escassez de recursos naturais e para a degradação ambiental, onde alguns sintomas já aparecem como o caso do aquecimento global, poluição da água potável, enchentes, entre outros.
                                   

ASPECTOS POSITIVOS


·                            Rapidez da informação e aos bens. Com a ressalva de que para as classes menos favorecidas economicamente, especialmente nos países em desenvolvimento, esse acesso não é “fácil” (porque seu custo é elevado) e não será rápido;
·                            Rápida comunicação entre culturas diferentes;
·                            Democratização do conhecimento e informações das descobertas cientificas;
·                            Modernos métodos administrativos;
·                            Maior compreensão e absorção das culturas estrangeiras.

ASPECTOS NEGATIVOS

    
·                Divisão social: incluídos (condição educacional/social e econômica) X excluídos (não tem acesso às tecnologias ou compreensão delas);
·                Aumento das diferenças regionais: países dominadores X dominados;
·                Extinção das culturas regionais: impõe pensamento único, cultura planetária. 
·                Desemprego
·                Ampliação dos problemas ambientais;
·                Consumismo.

A MARCHA DA GLOBALIZAÇÃO (Linha de Tempo)


COMEÇA A SER MONTADO O CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO

1492 – Descoberta da América. Começou a era da colonização e da escravidão negra.
1497-99 – Vasco da Gama conclui a primeira viagem europeia de ida e volta à Índia por via marítima.
1549-21 – Primeira circunavegação da Terra por um barco da frota de Fernão de Magalhães.
1602 – Fundação da 1ª Multinacional: a Companhia das Índias Orientais.
1765 – A máquina a vapor fez deslanchar a Revolução Industrial.

A GLOBALIZAÇÃO GANHA IMPULSO E SE INTENSIFICA


1825 – Construção da primeira ferrovia, na Grã-Bretanha.
1844 – Invenção do telégrafo. Comunicação se desvincula dos transportes.
1870–1910 – Migração de europeus para as Américas (13%).
1876 – O telefone foi inventado
1886 – Criou-se a Coca-cola.
1903 - Começou a produção de automóveis em massa.
1906 – Surge o rádio.

COM AS GUERRAS, A GLOBALIZAÇÃO ESTANCA

1914-18 – 1ª guerra mundial, que foi seguida de recessão, revolução e protecionismo.
1929 – Queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
1935- 45 – 2ª guerra mundial, que estimulou a inovação tecnológica e projetou os EUA à liderança mundial.
1936 – Primeira Transmissão de programas de televisão no Reino Unido.
1944 – Produção industrial de aviões com motor a jato e criação do Banco Mundial, do FMI – Fundo Monetário Internacional e o que viria a ser a OMC – Organização Mundial do Comércio.
1946 – Desenvolvimento do primeiro computador eletrônico.

A GLOBALIZAÇÃO VOLTA A GANHAR IMPULSO

1950 – A televisão começou a se popularizar.
1955 – Foi aberta a 1ª lanchonete o McDonald’s.
1957 – Lançamento do primeiro satélite artificial.
1969 - Criação da Arpanet, precursora da Internet.
1970 - Desenvolvimento de cabos de fibra óptica.
1971 – Foi inventado o chip de computador.
1973 – Ocorreu o primeiro choque do petróleo.
1980 - Surge o primeiro computador pessoal (PC).
1985 – Revela-se o telefone celular.
1989 – Caiu o Muro de Berlim.
1991 – Criou-se à internet.
1999 – Em Seattle, 100.000 pessoas protestam contra a globalização.
2008 – A crise em Wall Street se espalhou pelo mundo
2009 – A cúpula do G-20, em Londres, deu inicio à reconstrução global?        
2010 – Reunião nos Estados Unidos com vários chefes de Estado sobre o desarmamento mundial.
2011 - ?