Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mundialização

Mundialização

O que é Mundialização?

Surgido nos Estados Unidos no início dos anos 1980, o termo “globalização”, ou “mundialização”, significa então, a globalização dos mercados, colocando em concorrência, no mundo todo, os atores econômicos e financeiros nacionais ou multinacionais. Esse conceito traduzia uma inegável liberação do comercio. A partir dos anos 1990, tomou um significado múltiplo para traduzir uma situação que evoluía com excepcional rapidez.
Operou-se em 1990 uma revolução nas comunicações graças às NTIC (novas tecnologias de informação e da comunicação), cujo fenômeno conhecido como “INTERNET” foi o mais espetacular. O planeta transformou-se em uma aldeia e o termo “globalização” enriqueceu-se ainda sob o aspecto atual. A proporção em tempo real e para todos os lugares de sons e imagens mostrou que o termo globalização, puramente econômico em princípio, vai muito alem dessa esfera, por dizer respeito a pessoas, identidades, valores e ainda a política e ideologia.
Como não confundir, hoje, mundialização – com seus múltiplos significados – com a americanização do planeta? É verdade que a originalidade da atual supremacia americana reside no fato de que a potencia dominante exporta ao mesmo tempo suas mercadorias, seus serviços, suas tecnologias, mas também sua cultura, sua visão de mundo liberal, diretamente por maio do Estado, mas também, e talvez, sobretudo, através de suas empresas transnacionais, Microsoft, coca-cola, Nike, e outras são símbolos mais conhecidos. Jamais Grã-Bretanha, França ou Alemanha do inicio do século passado puderam, como hoje fazem os Estados Unidos, orquestrar e dominar a mundialização.

Responda:

01 – O Conceito Mundialização ou Globalização foi alterando ao longo do tempo e se estendendo a diferentes esferas. Quais são as três principais, mencionadas no texto, a que conceito pode ser aplicado?

02 – Entre diversas características da Globalização citadas no texto, quais podem ser identificadas em seu cotidiano?

03 – Qual o tempo mais adequado para o conceito histórico atual: globalização ou americanização?