Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Globalização


GLOBALIZAÇÃO

 

O processo de GLOBALIZAÇÃO é um fenômeno de escala global que consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Começou durante a expansão marítima (período dos Descobrimentos), porém, o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.

 

A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas (redes) e o incremento no fluxo comercial mundial. As inovações tecnológicas tem por base a REDE TÉCNICA mundial da internet, muito importante para a globalização.

 

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As MULTINACIONAIS ou TRANSNACIONAIS contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

 

REDES (geográficas): Comunicações (internet) e transportes.

 

FLUXOS (constante): Pessoas, capitais, mercadorias, informações e serviços.

 

ASPECTOS POSITIVOS


 

·                Rapidez da informação e aos bens. Com a ressalva de que para as classes menos favorecidas economicamente, especialmente nos países em desenvolvimento, esse acesso não é “fácil” (porque seu custo é elevado) e não será rápido;

·                Rápida comunicação entre culturas diferentes;

·                Democratização do conhecimento e informações das descobertas cientificas;

·                Modernos métodos administrativos;

·                Maior compreensão e absorção das culturas estrangeiras.

 

ASPECTOS NEGATIVOS


    

·    Divisão social: incluídos (condição educacional/social e econômica) X excluídos (não tem acesso às tecnologias ou compreensão delas);

·    Aumento das diferenças regionais: países dominadores X dominados;

·    Extinção das culturas regionais: impõe pensamento único, cultura planetária. 

·    A grande instabilidade econômica que se cria no mundo, pois qualquer fenômeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países criando-se contágios que tal como as epidemias se alastram a todos os pontos do globo como se de um único ponto se tratasse.
Os países cada vez estão mais dependentes uns dos outros e já não há possibilidade de se isolarem ou remeterem-se no seu ninho, pois ninguém é imune a estes contágios da globalização.